segunda-feira, 28 de maio de 2007

5 de Junho: Dia Mundial do Ambiente.




Degelo:

Um Tema Quente

Este é o tema do Dia Mundial do Ambiente de 2007. As piores previsões em consequência do aumento global da temperatura terrestre estão a verificar-se: as calotes polares encontram-se a derreter. E não só. O gelo da Gronelândia também está a desaparecer duas vezes mais rápido do que se previa, tendo decrescido nos últimos anos cerca de 42 por centro da sua superfície gelada. As perspectivas dos oceanógrafos da NASA não são animadoras. Segundo revelaram em Março, neste momento o aumento do nível da agua do mar é de cerca de três milímetros por ano(três vezes mais do que há dois séculos) e tudo indica que o processo vá acelerar. O ultimo relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU, apresentado em Fevereiro ultimo, em Paris, foi devastador. Alertou para uma subida dos níveis do mar ate 43 centímetros em 2100 e para um aumento das temperaturas de 2 a 4,5 graus(podendo ser maior nos pólos), multiplicando as secas e as vagas de calor. Um aquecimento que não exclui a possibilidade de até finais deste século o
gelo do Polo Norte se derreter por completo. As mudanças que estão a ocorrer nas regiões polares provocam alterações em todo o Planeta, afectam as pessoas e todos os ecossistemas.
Não é só a superfície gelada que diminui. A Norte, no Árctico, as aves migratórias partem mais cedo, as populações de pinguins também estão a ficar mais reduzidas, o urso-polar está em perigo por não encontrar massas de gelo e ter de nadas grandes distancias para encontrar alimento. Posto em causa está também a sobrevivência da raposa-do-árctico, da ave de rapina bufo-nival, das morsas e das focas. A sul, o panorama do degelo não é tão catastrófico, no entanto, entre a fauna do Antárctico, e segundo a Lista Vermelha das espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza, há muitos animais em perigo:pinguins, albatrozes, petréis, entre outros.



Não admira que o tempo ande tão descontrolado. Que neve em África e que mais parece Inverno do que Primavera.....
Enfim, estamos a colher o que semeámos :S


















Vanda Silva

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa miga... se houvesse mais pessoas com comsciência como tu, a situação na tinha chegado onde chegou... O problema e k falar na chega é preciso agir!!!! Ah muitas coisas k podemos fazer k parecem insignificantes mas k são afinal muito importantes para o ambiente!!! Por ixu na falem AJAM!!!!