quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Está a chegar a hora......

A hora aproxima-se e temos que tomar uma decisão. Alguns de vocês já têm uma ideia formada sobre o assunto e muitos outros ainda se sentem indecisos tal como eu. A verdade é que o assunto é um tanto ao quanto delicado e não muito agradável de se discutir. E por mais que pense no assunto, e veja os prós e os contras, não me consigo decidir. Estou pois, a falar do tema mais discutido ultimamente, a legalização do aborto. Compreendo que se for legalizado, deixará de se pôr em risco a vida de muitas mulheres e aquelas que acabam por sobreviver a um aborto clandestino, para além de tudo o que passaram, ainda têm que passar por outro problema. A prisão.
Mas se for legalizado isso deixará de acontecer. Compreendo isso tudo muito bem, mas também há o outro lado. E quanto ao facto de ser justo ou não, serem presas, prefiro não me manifestar, mas se formos a ver bem, um homem que mata outro, acaba por ir preso. Foi uma vida que tirou a alguém. E no caso do aborto, acaba por ser isso mesmo que acontece. Uma mãe decide tirar a vida a um filho que não tem culpa da irresponsabilidade dos pais. Sim, porque o outro lado que falei à pouco, é esse mesmo. Hoje em dia, no meu ver,até posso estar a dizer a maior asneira da minha vida, mas acho que existem métodos contraceptivos suficiente para prevenir uma gravidez não desejada. É claro que muitos desses contraceptivos não são 100% seguros, mas se usados correctamente e em conjunto, pílula e preservativo, os riscos de uma gravidez diminuem e muito. Para não falar dos outros métodos de contraceptivos que existem, como por exemplo, o Diafragma, Dispositivos Intra-Uterinos (DIU), Espermicidas, a Tabela ou o Coito interrompido. Assim como a Vasectomia ou a Laqueação das Trompas de Falópio. E muitos destes contraceptivos, hoje em dia, são fáceis de adquirir. Se fizerem um planeamento familiar, para além de ficarem mais esclarecidos sobre a prevenção e outros assuntos, por vezes ainda lhe são distribuídos métodos contraceptivos gratuitos. Por isso acho que só engravida quem quer ou quem é muito irresponsavelmente. Também sei que descuidos acontecem, esquecer a pílula uma ou duas vezes, ou o preservativo furar, pode acontecer. E por vezes basta um descuido desses para ser o suficiente. Por isso é que devemos ter isso em mente e ser o mais responsáveis possíveis. É claro que ninguém tem culpa do preservativo furar. Mas esquecer de tomar a pílula várias vezes ou ter a irresponsabilidade de preferir não utilizar o preservativo porque lhe dá mais prazer, isso, meus amigos é como diz o ditado " Quem anda à chuva molha-se".
A muita falta de informação também é responsável por muitas gravidezes não desejadas e é por isso que deveria haver uma maior divulgar sobre o assunto.
E é por estas razões que apresentei aqui, que me sinto dividida. Por um lado Sim, concordo com a legalização do aborto, muitas vidas seriam salvas. Quer dizer, se formos a ver bem é um pouco irónico. "Muitas vidas serão salvas", não é bem assim, salva-se a vida da mãe, mas tirasse muitas outras vidas inocentes, que nem sequer têm voto na matéria. Bem mas tirando este pequeno desabafo e concluindo o meu raciocínio, também não estou aqui para julgar ninguém, e só quem passa por elas é que sabe o sufoco que é. Têm o direito de decidir se querem ou não ter a criança. E mais vale tirar, do que abandonar o bébé em caixotes do lixo, ou por aí, se bem que não creio que com a legalização do aborto isso deixe de acontecer. Enfim seria muito mais pratico e menos penoso para muita gente. Mas por outro lado, estou solidaria com o Não, é a vida de uma criança que está em jogo, um ser vivo que por mais pequeno que seja, não deixa de ser um ser humano. E tenho algum receio que com a legalização do aborto, a mentalidade de muita gente venha a ser "Ah se engravidar, não faz mal, faço um aborto" ou seja, como disse a Inês, e muito bem dito, será uma coisa tão vulgar que as pessoas deixaram de ter o dobro do cuidado na prevenção. E por tanto, está difícil minha gente, está um pouco difícil decidir.


Vanda Silva




2 comentários:

Anónimo disse...

olá!
parabens pelo blog.
tudo que se escreve aqui está de parabens, por isso 1 pequeno comentário.
As duvidas encontam-se em ambas as partes, o sim e o nao! mas será que devemos estar a julgar ou legalizar os actos da mulher quando vivemos na europa e nao num país de terceiro mundo?

a mulher nao deveria ser livre de escolher o q fazer com o seu corpo? a sua cria? afinal esté dentro dela, só ela sabe por instinto se deve ou n ter o filho, se se sente bem, se tem condiçoes para o criar, se n foi forçada a fazê-lo. É justo uma criança de 13,14,15 ter um filho só pq os pais n lhe deram a devida educaçao? esta criança n tem direito a viver a vida enquanto criança, ou tem obrigaçao de ter uma criança n desejada e sem possibilidade de a criar? uma mãe adulta n tem o direito de abortar se a sua cria n está em condições de ser 1 ser humano saudável? serão obrigados os 2 a sofrer?
n é melhor fazer otra tentativa?

porque raío os homens têm que dicutir a liberdade da mulher?? tdo isto é aberrante, vivemos num país q se diz livre, n parece..! o grande problema q se debate neste tema ou gira em seu torno é a falta de crianças portuguesas, nascimentos, a taxa de natalidade de ano para ano baixa, por isso a grande preocupaçao do NAO em ganhar..! penso q se for legal poupam-se vidas, haverá mais nascimentos e menos fugas ao estrangeiro para abortar, há q criar incentivos ás novas geraçoes de procriar, ter filhos, para que a raça latina n acabe..! na verdade qualquer dia Portugal é um lar..!

já agora 1 pergunta, um ser humano é um ser vivo q pensa após o seu nascimento, e 1 animal, apesar de n pensar (dizemos nós!)n é 1 ser vivo? n tem direito há vida? por ex. uma gata ou 1 cadela quando tem as suas crias,por vezes em grande número, o seu dono após seu nascimento enterra-as vivas, afoga-as ou poem no contentor do lixo ainda com vida, tdo após gestação de 3 meses..!! e nao 10 semanas..!! não são estes fulanos crueis e insensiveis q deveriam de ser punidos e julgados? presos?


fica bem
bjs

Anónimo disse...

Obrigada por deixares a tua opinião. E em nome de todas, quero agradecer o elogio que fizes-t sobre o nosso blog.
Concordo ctg em alguns aspectos, principalmente com a ultima coisa k referis-t. Para quem já teve a oportunidade de ler alguns textos meus, mais antigos, pode facilmente constatar que sou uma amante incondicional de animais.
Tlvz até me fike mal dizer isto mas, fico mais sensibilizada com tragédias relacionadas cm animais do que propriamente com humanos. Custa-me imenso ver algumas atrocidades k são cometidas nesses pequenos seres, que têm tanto direito, com nós, a viver neste mundo cada vez mais abominável.
Mas infelizmente, enquanto as mentalidades não mudarem, ainda haverá mt injustiças e crueldades por este mundo fora. E por mais k tu, ou eu, ou outra pessoa qualquer, tentemos fazer algo, não será o suficiente para travar tais actos. Mas como a esperança é a ultima a morrer, não custa tentar, sensibilizando as pessoas para este e muitos mais assuntos como estes ;)
E por tanto mais uma vez agradeço o cometário e o elogio tambèm.
Fica bem
até
:)